sábado, 15 de janeiro de 2011

A GAMBIARRA



Alguns dias atrás, passei por uma experiência nada agradável, daquelas que indagamos pra nós mesmos! Porque eu não resolvi logo!
Sabe quando torneiras, precisam de reparos, quando ficam pingando e pingando, agente aperta e não cessa, pelo contrário derrama mais água. agente vai apertando devagarzinho, parece que estamos dominando-a e derrepente, chuaaa!!! água pra todo lado. 
Foi exatamente isto que me aconteceu. A torneira estava vazando, só que desta vez era na rosca da redução, próximo a parede. Peguei as ferramentas de um profissional e fui para o desafio. Apertei, apertei, coloquei veda rosca, apertei mais um pouco, e consegui amenizar a goteira 99%, o que é 1% diante de tanta maestria? O que é um pequeno escoamento diante do bonito trabalho de um aspirante a encanador? 
No outro dia!!!! é isto mesmo, que você está pensando, a gambiarra não suportou a pressão da água e foi água pra todo lado a noite inteira. Molhou o que podia e o que não poderia molhar, tomei um banho na tola tentativa de querer resolver o problema mais uma vez, que só foi resolvido com a substituição de uma pequena e barata redução nova.
Este simples fato, acredito que já aconteceu ou acontece com muitas pessoas também: torneira pingando; chuveiro vasando, cano com defeito e infiltração, telhado com goteira, etc... Mas tudo isto, é o resultado de não darmos atenção as coisas pequenas do cotidiano. começa com uma simples gota, com a negligencia de coisas simples, até que chuaaaa!!! toma uma dimensão enorme!
Gostaria de sugerir que neste novo ano de 2011, não procrastinássemos, que valorizássemos as coisas pequenas, os pequenos atos, desde de um bom dia à familia ao acordar, ao vizinho, ao estranho na rua... reparos que farão com que o ano seja melhor! Concertos que não foram protelados, visitas que não foram adiadas por questões pessoais. Sugiro que cada um nós, conforme construirmos o novo ano, façamos os devidos reparos, concertos, e isto no seu devido tempo.
Este ano será o resultado daquilo que cada um construir, entendendo que o "como" se faz é mais importante que o "quanto" se faz.
Sugiro evitar gambiarras na vida, nos relacionamentos, no trabalho, na família,etc...
 É interessante como isto nos ajuda a entender a fé cristã, das crendices populares ( desde galhos de aruda a água do rio Jordão, rosas, lenços suados por "apostolos"...), tudo isto são gambiarras que  mascarar o problema da humanidade. Há um problema, um defeito, na natureza humana (pecado) que não se conserta com gambiarras, mas, só com  a Graça poderosa de Jesus Cristo, Ele transforma, muda, restaura todo o ser! Somente ele e mais nada! Ele é suficiente!