quinta-feira, 18 de abril de 2013

MANSIDÃO

Como Domar Cavalos

A arte de domar,  não é pra qualquer um! 
Domar cavalos não é uma tarefa fácil. O peso e a animosidade natural fazem com que a violência do animal possa ser fatal. Dizem que um coice de cavalo pode matar.
Dizem que há dois tipos de doma, a tradicional e racional ou relacional. O primeiro tipo de doma exige a velha agressividade, força e, muitas vezes, o uso da violência para poder domar o animal. todo o processo envolve agressividade. a cela, por exemplo, é colocada e quando se aperta o cinturão, dá-se um chute na barriga do animal. - dizem que ele enche a barriga de ar, para depois soltar, assim a cela fica solta e ele pode se livrar dela. por isto o chute na barriga, serve para ele soltar o ar, e a cela fica bem justa.
O segundo processo de doma,  é uma forma mais racional de dominar o cavalo, usando racionalidade no lugar da violência. Esse tipo de doma é realizado através do reforço de ideias, ou seja, de repetir sempre ações acompanhadas de palavras. Poderíamos definir como um treinamento como o dos cães que a partir de palavras obedecem a comandos. Apesar de ser um método relativamente mais lento de doma compensa muito, pois se pode ter a certeza de a longo prazo ter conquisto a confiança e amabilidade do animal. 

Quando pensamos em mansidão, podemos claramente relacionar a vida selvagem dos cavalos. todos nós temos uma certa dose de "selvagerismo", somos inclinados a indepêdencia, a auto-existência. è sempre mais fácil, ofender, que pedir perdão; é mais fácil, gritar, falar auto, soltar palavras duras, que controlar a lingua; é bem mais fácil, falar que ouvir. é mais fácil, lutar pelas razões, pelos "direitos", reivindicar, do que dar a outra face, que pagar o mal que fizeram contra nós, com bondade! Somos sim selvagens! Os instintos levam-nos a revidar de imediato! 
Contudo, a agressividade, a violência, o selvagerismo nunca produziu relacionamentos saldaveis; nunca trouxe paz, quietude e descanso pro coração! Por isto, Deus não se relaciona conosco, pela força, pelo poder,  mas, pelo seu amor. Deus, não é alguém que vai nos forçar a obedece-lo, ele não chicoteia ninguém, para que se submeta a sua vontade! pelo contrário, Ele deixa-nos viver com nossas atitudes selvagens, dando "coice" e matando-nos uns aos outros. Mas, sempre vai se relacionar conosco de maneira cordeal, respeitosa e amável.
Por outro lado, ter um coração domável é uma nobresa! Jesus disse: " Felizes os mansos de coração, pois serão chamados filhos de Deus"; em Proverbios diz:  "Como uma cidade destruída e sem muros, assim é o homem que não pode conter-se." 25.28. 
Ser manso portanto, é deixar ser domado, é abrir mão das suas prerrogativas, é se entregar a condução do Espírito Santo de Deus. É abandonar  áos comandos do Pai, as suas diretrizes, ao seu estilo. 
Ser manso, é se deixar tocar, deixar ser conduzido, levado, contrariado as vezes, e não dá "coices", não agir pelo instinto, mas agir com elegância e nobreza.

Abração!