terça-feira, 24 de setembro de 2013

IDENTIDADE


Estamos rodeados de ex-algo: ex-esposa, ex-marido, ex-patrão, ex-funcionário, ex-policial, ex-traficante, ex-atleta, etc... a lista é gigantesca! Felizmente, não existe e nunca existirá, ex-filhos ou ex-pais. Diante da superficialidade das relações na história da humanidade e principalmente nos dias atuais, com a manipulação do afeto, a tentativa de comprar o amor, a imposição de conceitos e posturas, tudo isto,  jamais anulará o vínculo que identifica a relação entre pais e filhos. por pior que seja a relação, será sempre o  pai, e será sempre  filho!
 Do mesmo modo, Deus nos criou, mas nós nos rebelamos, fugimos da casa do Pai e nos submetemos a uma outra família, cujo senhor era o Inimigo de Deus. E ele se desfigurou de sua origem, tornou-se um ser desoriginalizado, e se tornou especialista em tornar os seres a sua imagem e semelhança, ou seja: seres sem identidades. Adquirimos jeitos e trejeitos do Pai da Mentira; a lucidez de uma pessoa, é uma afronta a ele;  viver com integridade lhe dá náuseas; ser fiel ao matrimônio, arde-lhe os olhos.  O inimigo investe muito alto no projeto de desoriginalizar as pessoas. Por isto, o caminho da corrupção, da sonegação, da mentira, do prazer desenfreado, se torna tão tentador e fácil, o caminho da embriagues, dos vícios, do sucesso sem esforços, da imoralidade, da promiscuidade, do desprezo, do ódio, da frieza, do desamor... são sempre mais largos. 
Contudo, Deus não é um espectador na história da humanidade, Ele é o criador e sustentador de todo o universo. Em resgate da verdadeira humanidade, Ele enviou seu filho, o seu Filho Unigênito, para que as criaturas deles fossem atraídas  de volta, Ele nos recebeu como filhos e filhas e, pela sua natureza e poder, nos trás de volta, em Cristo a nossa verdadeira identidade de filhos. 

A religião manipuladora e as mentes inseguras persistem em colocar em xeque o caráter e a bondade de Deus que nos atraiu a Ele pelos méritos de Cristo e nos adotou para sempre, colocou em nós a sua divina semente, tomou posse da nossa vida e jamais nos permitirá desviar a ponto de perdermos a nossa verdadeira identidade.
“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado (não vive na constante e persistente prática), porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado (permanecer indefinitivamente) porque é nascido de Deus.” (1 João 3:9).


“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:27-29).

“O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair não ficará prostrado, porque o senhor o segura pela mão.” (Salmos 37:23)