quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

NÃO JOGUE A TOALHA, LANCE A REDE!




Falta-nos  heróis!  De vez-em-quando um exemplo extraordinário de pessoas que não se curvaram diante o pessimismo e o comodismo, da apatia, da mediocridade, diante do fatalismo e da ância em querer ter sempre mais. Num mundo globalizado, falta-nos referenciais que apontam o caminho nobre, leve, da simplicidade com contentamento. A cada ano se percebe cada vez mais a sequidão dos valores de nossa sociedade, quando toda energia e sede são direcionadas ao consumo.
Num mundo em que vivemos, somos diariamente levados à incredulidade de um mundo melhor, uma família melhor, uma vida mais bonita. Muitos estão sem nenhuma perspectiva pro futuro, sem nenhum otimismo. Outros estão a ponto de jogar a toalha, desistir de tudo e de todos. Estão cansados, foram loucauteados, e faltam-lhes forças para levantarem e continuarem a luta.
Trago no coração um lindo epísódio que aconteceu com os pescadores nos dias de Jesus. Depois de uma noite inteira lançando as redes no mar, sem apanharem nenhum peixinho. Certamente cansados e desanimados com aquele fracasso, agora a beira mar limpam as redes. Jesus os convidou a lançarem as redes novamente, agora em horário impróprio, no mesmo mar que não haviam pego nada, e aos experientes pescadores. Que desafio! Acreditar, quando tudo e todos e até a própria consciência diz não é possível! Que desafio!
O texto sagrado diz: "Pescamos a noite inteira,  não apanhamos nada, mas, sobre a tua palavra lançarei as redes". Pegaram tantos peixes que o barco ficou a ponto de afundar. Que extraordinário a capacidade de continuar!
Quero te desafiar também a crer! Não jogue a toalha, jogue as redes! Não desista da sua família, do seu casamento, do trabalho, do sonho, da vida. Não desista das pessoas, elas podem ser transformadas, a amizade pode ser restaurada, o filho pode voltar pra casa. 
Não Jogue a toalha, jogue a rede! Creia no que o Eterno Deus diz em sua Palavra! "...Eu vos aliviarei". Mt.11.28b

Espero que você também experimente a alegria daqueles simples pescadores que decidiram acretitar de novo, e ao invéz de lançarem a toalha, lançaram as redes.
Um ano cheio de expectativas ao seu coração.