terça-feira, 23 de setembro de 2014

SAIA DA GAIOLA


Acredito que ser livre é essencial na construção das nossas relações, não tente engaiolar ninguém. Jesus disse no Evangelho de João capítulo 10. 10 : " Eu sou a porta, quem entrar por mim, entrará e sairá e achara pastagem"
No contexto ele usa a metáfora da porta e do pastor das ovelhas: As ovelhas precisam encontrar a entrada, a porta, pois do contrário ficarão perdidas. contudo ele não é uma porta que aprisiona, engaiola. o próprio texto afirma: "entrará e sairá..." Isto mostra a grandiosidade da vida com Jesus. Entrar por esta porta é encontrar salvação que liberta, não é confinamento que nos tira de um lugar ou condição e nos leva a outro, mas sim entrar para ser livre. 
Há muita gente que mudou de religião, de crença, de filosofia de vida, ideologia,   e hoje estão confinados ao domínios de outras "forças", ou  "gurus"; Outros sairam do anonimato, da escravidão, da repressão, do armário, mas, continuam presos, entraram num outro domínio. Numa gaiola! 
Só tem poder para dar liberdade, AQUELE QUE DE FATO ESTÁ E É LIVRE! 
Não há ser, crença ou filosofia de vida em toda esfera humana que possa oferecer liberdade! Somente aquele que é a Porta, pode oferecer caminho em liberdade, aos que por Ele espontaneamente entrarem. Contudo não há liberdade sem responsabilidade, sem comprometimento, isto viraria libertinagem. A porta sempre será o referencial para o abrigo e segurança.

Um dos grandes escritores brasileiros que aprendi a admirar e recentemente nos despedimos foi o mineiro Rubem Alves. Gosto muito de suas poesias, suas histórias e contos. Uma vez ao se deparar com a sena de uma triste com uma despedida, cheio de compaixão surgiu no seu coração a história da menina e o pássaro encantado
Nela ele conta sobre a  menina que amava um pássaro encantado, que sempre a visitava e lhe contava histórias, que a fazia imensamente feliz. Mas sempre chegava o momento em que o pássaro dizia: tenho que ir! A menina chorava porque amava o pássaro e não queria que o pássaro fosse embora. Menina! Disse o pássaro – lembre-se do que vou lhe ensinar; eu só sou encantado por causa da ausência, é na ausência que a saudade vive. E a saudade, é um perfume que torna encantados a todos os que o sentem. Quem tem saudades está amando. Tenho que partir, para que a saudade exista e para  que a continue a ama-la, e você continue a me amar - E o pássaro partia. A menina sofrendo a dor da saudade , maquinou um plano. Quando o pássaro voltou e lhe contou história e foi dormir, ela lhe prendeu numa gaiola de prata. E disse agora ele sempre será meu para sempre. Mas não foi isto que aconteceu! O pássaro  sem poder voar, perdeu as cores , perdeu o brilho e a alegria e não tinha mais história pra contar, perdeu o amor.
 A menina demorou pra entender  que ela não amava o pássaro engaiolado. O pássaro que ela amava era o pássaro que voava livre e voltava quando queria. E ela soltou o pássaro que vou para longe. aguardando que um dia voltasse.

Todo mundo tem uma gaiola, afim de aprisionar , domesticar o produto do seu amor, ou até afirmando amar. Cristo tem abrigo, alimento, liberdade e cuidado à todos quantos queiram entrar pela porta. 
Sua palavras são como canção ao coração cansado, sua presença traz conforto e aquece a alma. Como disse o salmista: " Em paz me deito e logo pego no sono, pois só o senhor me faz repousar em segurança! Sl 4.8

Não se acostume em ficar perto da porta, não se acomode ao lado, pois liberdade só acontece depois que se entra. 

Um grande abraço!

Nenhum comentário: