terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O POBRE, RICO QUE VIVIA MENDIGANDO
Ele estava lá, sentado à porta do banco Itaú mendigando algumas migalhas de reais dos que entravam e saíam do recinto. Com roupas que há muito não via água, sabão e alguns esfregões. Conversando consigo mesmo, ou talvez, com ninguém. De mãos estendidas, dizia : Amigo, dê uma ajuda para esse pobre companheiro! E dizia em seguida : boa viagem, Deus te abençoe! Fiquei comovido em ver um senhor de aproximadamente 70 anos, a mendigar o seu pão. Aproximei, e não querendo lhe dar dinheiro, perguntei-lhe se aceitava um pacote de bolacha. Seguro e direto ele me disse: Eu quero um salgado, não quero bolacha! Não falei nada, mas, pensei: “além de ajudar, ele ainda escolhe”! Nesse momento o Senhor soprou algumas palavras aos meus ouvidos: “Não dê esmolas, dê amor”. Entendi o recado na hora. Entendi a diferença entre esmola e amor.
> Esmola, é o resto que não exige nenhum sacrifício.
> Amor, não é o resto, amor é o fruto do nosso sacrifício. É uma escolha.
Escolhi amá-lo. Diante de alguns compromissos que tinha, resolvi sair atrás de um delicioso salgado, e não demorou, lá estava eu lado-a-lado daquele inteligentíssimo argentino que enquanto saboreava o salgado que lhe trouxe, impressionava-me com a sua rica cultura. Possuía um vasto conhecimento dos filósofos, dos grande poetas e dos famosos artistas e sua s obras, tais como o Davi de Michelangelo. Fazia comentários detalhistas, e disse que ninguém que veja pessoalmente a obra , é capaz de esquecê-la, como aconteceu com ele mesmo. Deu-me algumas aulas de geografia também. Talvez, você que está lendo este, esteja perguntando: e você pastor, não pregou para ele, não o evangelizou. A resposta é : sim, mas, não usei palavras. A mensagem que tentei passar para aquele pobre, rico que vivia mendigando foi: existe um Deus que lhe ama e se interessa por você. Ele que saciar a fome da sua alma. Tentei mostrar-lhe que existe um Deus que pode ouvi-lo e é capaz de sentar ao seu lado e se interessar e ouvir suas histórias. Existe um Deus que em sua lista de prioridades, coloca você em primeiro lugar. Existe um Deus que é rico em misericórdia, graça e perdão, e Ele tem poder para transformar nossas vidas. Enfim, aprendi que a sabedoria dos livros, são como vento de ventiladores. A sabedoria que vem de Deus é como a brisa que trás os misteriosos aromas das florestas.
Aquele homem retrata a vida de muitos de nós. Vivemos uma pobreza tamanha; de amor, de afeto, somos pobres no conhecimento de Deus; miseráveis no amor ao próximo; famintos de Deus, e vivemos mendigando o que os outros têm. Quando deveríamos usufruir o tesouro que o Senhor nos deixou. “quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho de Deus, não tem a vida Eterna. “1 João 5.12.
Quem tem o Filho tem: vida para amar, perdoar, arrepender-se, compadecer-se, unir, respeitar, ser justo, misericordioso, buscar o bem maior dos outros e viver desfrutando da graça de Deus. Saber que é amado independente de méritos.
Pastor Wagner José da Silva

Nenhum comentário: