terça-feira, 22 de setembro de 2015

A MARCA D' ÁGUA E A NOVA VIDA

Marca d'água é uma imagem formada por diferenças na espessura de uma folha de papel, aplicando-se uma estampa na folha ainda úmida. Pode ser vista apenas quando o papel é colocado contra a luz,, não interferindo no que está escrito ou impresso.
É utilizada para dificultar a falsificação de documentos, para atestar a autenticidade de origem do papel, como adorno ou como diferenciação entre diferentes fornecedores. 
Quero lhe falar sobre outra marca d'água. Desde do início da criação, as águas tem um significado muito profundo. Em Gênesis, Deus fez a separação entre as águas e da terra seca. Portanto em Genesis, as águas formara o palco e o ambiente onde Deus deu início a vida. Com  a marca d’água na origem da vida, o mundo recebeu novos tons, cores, vegetação, animais terrestre e marinhos, seres de todas as espécies, toda a criação foi recepcionada pelas águas, quando esta foi separada da terra seca sem forma e vazia.
 As águas continuaram como um rio na história humana, pois, mais tarde entra novamente em sena no drama da existência humana como um marco divisor, o mundo antes do Dilúvio e pós- dilúvio. O povo antes do Egito, um ambiente opressor, para a saída a um lugar de liberdade, novamente as águas foram um marco divisor. O mar se abriu e a vida foi marcada ao passar pelas águas. Com a intervenção do criador libertando seu povo que estava oprimido pelo opressor. A marca d’água como passagem. As águas se tornaram-se novamente um marco de um nova era entre a opressão e a libertação.
A marca d’água, foi um marco no convite de João batista ao arrependimento, pois sem esse mergulho existencial, a vida se limitaria a uma nota falsa.  A marca d’água, foi um instrumento que levou Deus e Pai de Nosso senhor Jesus Cristo trovejar sua declaração de amor ao Filho; “Este é meu filho amado em quem me comprazo”.
Esta é uma maneira diferente de entendermos a importancia do batismo que Jesus ordenou que ensinasse à todas as pessoas: " Ide por todo mundo e pregai o evanvelho a toda criatura, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo;(Mt.28.19)  quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado"(Mc 16.16). Em fim,  batismo, não se limita apenas a um ritual religioso, mas, é a impressão do Eterno na nova criação.
Assim um verdadeiro filho de Deus, não se limita à mera religião, ou a atos e cerimônias, mas, aqule que diante da luz, percebe-se a sua autenticidade, carrega em si, a impressão e os valores do Eterno. 

Nenhum comentário: